REVISTA ELETRÔNICA

Mais um espaço que a FMP disponibiliza ao público com o objetivo de mantê-lo informado acerca da cultura em Mangaratiba.

Amantes da Cultura

Quem sou eu

Minha foto
Mangaratiba, Rio de Janeiro, Brazil
FUNDAÇÃO MÁRIO PEIXOTO...Localizada no centro econômico, histórico e cultural de Mangaratiba, a Fundação Mário Peixoto tem a sua sede instalada no “Solar do Barão do Sahy”, prédio tombado pelo INEPAC.Desde a sua criação, em 1986, esta instituição funciona como uma secretaria de cultura e um centro de memória da história do município. É guardiã oficial dos documentos histórico–administrativos de Mangaratiba de 1803 a 1918. Possui também um preciosíssimo acervo fotográfico da cidade e do cineasta Mario Peixoto, além de todo material produzido e editado pelos historiadores do município. Desenvolve um projeto de Educação Patrimonial, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, através de ações de resgate, preservação, divulgação e valorização dos patrimônios naturais, culturais e históricos existentes no município. Tanto dos patrimônios materiais como imateriais.

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Projeto "Arte na Praça" realizado pela Fundação Mario Peixoto está de volta ao calendário cultural de Mangaratiba e é para ficar

A iniciativa da Fundação Mario Peixoto em realizar uma feira de artesanato em Mangaratiba passa, a partir deste mês, a fazer parte do calendário cultural da cidade. O projeto Arte na Praça será sempre na primeira sexta-feira do mês. Moradores e visitantes poderão conhecer o trabalho de artesãos do município que vão expor seus trabalhos em várias tendas armadas na Praça Robert Simões, no centro de Mangaratiba, a partir das 10 h.
O projeto abre as portas para os artesãos do município.
A Praça Robert Simões, no centro de Mangaratiba, ficou mais colorida nesta quinta-feira (6), devido ao projeto "Arte na Praça", realizado pela Fundação Mario Peixoto (FMP). Trabalhos de artesãos do município foram expostos à venda. O objetivo é incentivar a produção e a comercialização dos trabalhos feitos pelos artistas da cidade.
O evento está em sua segunda edição e foi programado para ocorrer toda 1ª sexta-feira do mês na Praça Robert Simões. Alunos do Caica da Serra do Piloto participaram da feira e mostraram o que aprenderam nos cursos, como peças em artesanato e doces. "Estes espaços permitem que os alunos mostrem o que aprenderam em sala de aula. Isso é muito importante. "Tudo o que está exposto aqui foi confeccionado em aula", disse Alice Carvalho Pedreira, coordenadora do Caica da Serra do Piloto.
Para a moradora de Mangaratiba, Juliana Monteiro, a ideia da feira é excelente. "Espero que o projeto permaneça, encontrei produtos lindos e é de ótima qualidade aqui", disse ela. Artesanato feito com material reciclável foi o destaque do evento: bolsas feitas com plástico de garrafas pet, carteira feita com a fibra da banana, luminária com sobra de árvore. "Nosso trabalho é ecológicamente correto. Nós aproveitamos até o talo da bananeira, pois fazemos o papel", disse o artesão José Raimundo Motta, casado com a artesã Iara Mello Cardoso da Silva. A Orquestra Sinfônica Municipal, a Associação de Capoeira Cordão de Contas e a cantora Daniele Valente também participaram do evento.

Fonte Revista Rota Verde - Ano II, edição maio de 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário