REVISTA ELETRÔNICA

Mais um espaço que a FMP disponibiliza ao público com o objetivo de mantê-lo informado acerca da cultura em Mangaratiba.

Amantes da Cultura

Quem sou eu

Minha foto
Mangaratiba, Rio de Janeiro, Brazil
FUNDAÇÃO MÁRIO PEIXOTO...Localizada no centro econômico, histórico e cultural de Mangaratiba, a Fundação Mário Peixoto tem a sua sede instalada no “Solar do Barão do Sahy”, prédio tombado pelo INEPAC.Desde a sua criação, em 1986, esta instituição funciona como uma secretaria de cultura e um centro de memória da história do município. É guardiã oficial dos documentos histórico–administrativos de Mangaratiba de 1803 a 1918. Possui também um preciosíssimo acervo fotográfico da cidade e do cineasta Mario Peixoto, além de todo material produzido e editado pelos historiadores do município. Desenvolve um projeto de Educação Patrimonial, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, através de ações de resgate, preservação, divulgação e valorização dos patrimônios naturais, culturais e históricos existentes no município. Tanto dos patrimônios materiais como imateriais.

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Palco e magia

Peças divertem e encantam em Mangaratiba

Duas iniciativas da Fundação Mario Peixoto (FMP) levam teatro para uma população que tem pouco acesso a essa arte milenar: as peças "Torturas do coração" e "Pra frente, Marias" encantaram e diverrtiram vários espectadores em Conceição de Jacareí e Mangaratiba. Leandra Carvalho, presidente da Fundação, enfatiza a importância da criação de um público espectador de teatro e a necessidade de levar a magia dos palcos para distritos mais distantes: "Conceição de Jacareí estava precisando de uma experiência com teatro. É um distrito que fica um pouco mais distante, mas de uma importância significativa. Os moradores são carentes desse tipo de atividade cultural, e é por isso que a Fundação está presente" - comentou.

"As Marias"

Em Mangaratiba, o sábado, (04) foi de cultura, lazer e esporte numa visão bem-humorada para quem assistiu a peça "Pra frente Marias", na praça Robert Simões, no centro. A iniciativa é fruto do Circuito Estadual das Artes, uma parceria entre a Fundação Mario Peixoto e a Secretaria Estadual de Cultura.
O espetáculo faz uma alusão à famosa música "Pra frente Brasil, salve a seleção", cantada por milhões quando a seleção canarinho conquistou o tricampeonato mundial, no México, em 1970. Durante a apresentação, as integrantes do grupo "As Marias da Graça" levaram à praça a dinâmica de uma partida de futebol. Quem achou que a platéia se comportou como mera torcedora se engana. O público não só prestigiou como participou das brincadeiras das "Marias", fazendo o papel de goleiros e até jogadores.

"Arte na Praça"

O projeto "Arte na Praça" apresentou em Conceição de Jacareí a peça teatral "Tortoras do coração", dirigida por Manoel Ribeiro, na praça Moacyr Santa Rosa de Araújo, na sexta-feira (10). Cerca de 80 pessoas, entre crianças e adultos, se divertiram com o espetáculo da Companhia Teatral "Poeira no Palco". Os pequenos Leonardo Barros (8 anos) e Ramon da Costa (de 7) ficaram encantados com o que viram. "Nunca tinha visto uma peça de pertinho assim, gostei muito", disse o mais novo. "Eu me diverti bastante, eles são muito engraçados. Achei legal assistir a peça aqui pertinho da minha casa, tomara que tragam outras para cá" - comentou Ramon.
A próxima etapa do projeto "Arte na Praça" acontece em Mangaratiba - dia 25, na praça Robert Simões, às 20 h. O evento será o "Coreto Musical Pop Rock", com a banda "Café com Rock".

Fonte Jornal O Foco - Ano 4 - edição 87 - setembro de 2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário