REVISTA ELETRÔNICA

Mais um espaço que a FMP disponibiliza ao público com o objetivo de mantê-lo informado acerca da cultura em Mangaratiba.

Amantes da Cultura

Quem sou eu

Minha foto
Mangaratiba, Rio de Janeiro, Brazil
FUNDAÇÃO MÁRIO PEIXOTO...Localizada no centro econômico, histórico e cultural de Mangaratiba, a Fundação Mário Peixoto tem a sua sede instalada no “Solar do Barão do Sahy”, prédio tombado pelo INEPAC.Desde a sua criação, em 1986, esta instituição funciona como uma secretaria de cultura e um centro de memória da história do município. É guardiã oficial dos documentos histórico–administrativos de Mangaratiba de 1803 a 1918. Possui também um preciosíssimo acervo fotográfico da cidade e do cineasta Mario Peixoto, além de todo material produzido e editado pelos historiadores do município. Desenvolve um projeto de Educação Patrimonial, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, através de ações de resgate, preservação, divulgação e valorização dos patrimônios naturais, culturais e históricos existentes no município. Tanto dos patrimônios materiais como imateriais.

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Fé nas ruas e no coração

Cidades mantêm tradição de Corpus Christi

Corpo de Cristo: essa é a tradução da expressão latina "Corpus Christi", e neste ano a tradição católica aconteceu quinta-feira (3). A recomendação do Código de Direito Canônico é que o bispo diocesiano promova uma festa para a santíssima Eucaristia, principalmente a solenidade do corpo e do sangue de Cristo. Em todo o Brasil são organizadas procissões, tapetes de sal para enfeitar as ruas e casas decoradas para celebrar a passagem de Jesus. Itaguaí e Mangaratiba seguiram a tradição e a participação dos fiéis foi bastante intensa esse ano.
Segundo Dom Ubiratan, bispo da diocese de Itaguaí, todos os anos a cidade se destaca nas tapeçarias artísticas que enfeitam as ruas próximas da Catedral de São Francisco. O bispo destacou o trabalho voluntário das pessoas que se dedicam à tradição e considera a mobilização importante numa cidade cujos índices de violência tem aumentado: "esse é um tempo de pedirmos à Cristo paz na nossa cidade, onde a violência contra os jovens e contra as mulheres assusta".
Há 10 anos à frente da diocese de Itaguaí, Dom Ubiratan avalia que o número de fiéis vem aumentando: "a igreja tem sido mais frequentada sobretudo por jovens, e é bom que as pesoas estejam mais abertas às palavras de Deus" - e comemorou também o maior interesse que a procissão de Corpus Christi tem despertado. O bispo enfatizou a importãncia de invocar Cristo, pois Ele "é capaz de desarmar os corações e trazer a concórdia".

Tapetes em Mangaratiba

A rua Coronel Moreira da Silva, no centro, também foi ornamentada por fiéis. Funcionários da Fundação Mario Peixoto (FMP) participaram do ritual litúrgico.

Fonte Jornal O Foco - Ano 4 - edição 83 - junho de 2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário