REVISTA ELETRÔNICA

Mais um espaço que a FMP disponibiliza ao público com o objetivo de mantê-lo informado acerca da cultura em Mangaratiba.

Amantes da Cultura

Quem sou eu

Minha foto
Mangaratiba, Rio de Janeiro, Brazil
FUNDAÇÃO MÁRIO PEIXOTO...Localizada no centro econômico, histórico e cultural de Mangaratiba, a Fundação Mário Peixoto tem a sua sede instalada no “Solar do Barão do Sahy”, prédio tombado pelo INEPAC.Desde a sua criação, em 1986, esta instituição funciona como uma secretaria de cultura e um centro de memória da história do município. É guardiã oficial dos documentos histórico–administrativos de Mangaratiba de 1803 a 1918. Possui também um preciosíssimo acervo fotográfico da cidade e do cineasta Mario Peixoto, além de todo material produzido e editado pelos historiadores do município. Desenvolve um projeto de Educação Patrimonial, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, através de ações de resgate, preservação, divulgação e valorização dos patrimônios naturais, culturais e históricos existentes no município. Tanto dos patrimônios materiais como imateriais.

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Folclore cultural

A comemoração do Dia do Folclore (22/08), no último sábado (21), foi muito especial em Mangaratiba. A praça Robert Simões recebeu mais uma vez o projeto "Arte na Praça", evento organizado pela Fundação Mario Peixoto, que dá visibilidade à produção de artesanato - uma das manifestações mais espontâneas da cultura local - e ao mesmo tempo agita o centro da cidade com belos trabalhos feitos pelas mãos experientes dos talentosos artesãos de Mangaratiba.
Desta vez a edição contou com várias novidades. A primeira delas foi a estréia das barracas padronizadas para os artesãos, que adoraram a novidade. A Fundação Mario Peixoto adquiriu as barracas com a intenção de oferecer mais infraestrutura para os artistas locais, além de firmar o evento como parte da vida turística e cultural da cidade.
Durante todo o sábado as atrações - que foram abertas pela Orquestra Municipal - divertiram os turistas e moradores. Houve apresentação dos alunos do curso de teatro ministrado pelo professor Ednardo (projeto "Conatador de Histórias"), que troxeram lendas do folclore da região como "Mulher de Branco" e "Vento Vieira". Alunos de jazz, violão e capoeira - outros cursos oferecidos pelo Centro Cultural de Mangaratiba - também se apresentaram. A comédia teatral "Solta o boi na rua", da Companhia Poeira no Palco,. foi encenada na praça e garantiu boas gargalhadas para os presentes.
O evento foi prestigiado por Leandra Carvalho, presidente da Fundação Mario Peixoto, e pelo vice-prefeito Marcelo tenório.

Fonte Jornal O Foco - Ano 4 - edição 86 - agosto de 2010  

Nenhum comentário:

Postar um comentário