REVISTA ELETRÔNICA

Mais um espaço que a FMP disponibiliza ao público com o objetivo de mantê-lo informado acerca da cultura em Mangaratiba.

Amantes da Cultura

Quem sou eu

Minha foto
Mangaratiba, Rio de Janeiro, Brazil
FUNDAÇÃO MÁRIO PEIXOTO...Localizada no centro econômico, histórico e cultural de Mangaratiba, a Fundação Mário Peixoto tem a sua sede instalada no “Solar do Barão do Sahy”, prédio tombado pelo INEPAC.Desde a sua criação, em 1986, esta instituição funciona como uma secretaria de cultura e um centro de memória da história do município. É guardiã oficial dos documentos histórico–administrativos de Mangaratiba de 1803 a 1918. Possui também um preciosíssimo acervo fotográfico da cidade e do cineasta Mario Peixoto, além de todo material produzido e editado pelos historiadores do município. Desenvolve um projeto de Educação Patrimonial, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, através de ações de resgate, preservação, divulgação e valorização dos patrimônios naturais, culturais e históricos existentes no município. Tanto dos patrimônios materiais como imateriais.

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Artesãos exibem seus trabalhos ao ar livre

"Arte na Praça", da Fundação Mario Peixoto reune 50 expositores.

A Fundação Mario Peixoto organizou na quarta-feira (09/06) a Feira de Artesanato, na Praça Robert Simões, em Mangaratiba. O evento faz parte do projeto "Arte na Praça", que visa levar mais opções de divertimento, arte e entretenimento para a população da cidade.
A Feira de Artesanato é uma oportunidade para que os artistas da região exponham e vendam seus trabalhos. A idéia é que ela ocorra sempre na primeira semana do mês. Em junho o evento estava programado para o dia dois, mas devido ao mal tempo acabou acontecendo no dia nove.
A Feira foi um sucesso e contou com 50 expositores, 20 a mais do que no evento anterior. Os artistas mostraram diversos tipos de trabalhos, como bordados, pinturas, bijuterias e vários tipos de comida.
Segundo Regina Valadão, professora da casa do Artesanato, a iniciativa é muito boa para valorizar o trabalho do artesão de Mangaratiba. "Estávamos precisando de um espaço desse para mostrar nosso trabalho, o artesão daqui estava muito abandonado". Regina também ficou satisfeita em ver seus alunos produzindo e colocando seus produtos em exposição. "É muito bom ver meus alunos caminhando com as próprias pernas e tendo um espaço para produzir" - comemorou.
Um bom público prestigiou a Feira, e além dos artesãos, o evento contou com a apresentação da Orquestra Municipal de Mangaratiba.
Enedina Santana, que trabalha há 12 anos em feiras e tambem dá aula particular de artesanato, espera poder ter espaço em outros lugares também.. "Estive aqui mês passado e me convidaram de novo agora, espero que o espaço continue e que levem a gente para outros lugares também para mostrarmos nosso trabalho" - disse.
A presidente da Fundação Mario Peixoto, Leandra de Carvalho, fez questão de supervisionar a montagem da Feira. "Somos uma equipe e é preciso estar sempre juntos. Vendo os acertos e erros para sempre fazer o melhor", disse a presidente.
O evento contou ainda com a parceria da Secretaria de Turismo e a Diretoria de Agricultura. O secretário de Governo, José Joaquim Madeira, também esteve no evento.

Fonte Jornal O Foco - Ano 4 - edição 83 - junho de 2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário