Assim como no ano passado, Mangaratiba foi novamente o primeiro município a realizar o I Encontro Municipal do Plano Estadual de Cultura. Numa ação conjunta com a Fundação Mario Peixoto, representantes da Secretaria Estadual de Cultura visitaram Mangaratiba e realizaram o evento com o objetivo de diagnosticar a realidade do cenário cultural da cidade. Para Leandra de Carvalho, presidente da Fundação Mario Peixoto, o encontro foi satisfatório. "Essa visita foi de grande importância para a cultura do município, pois o Estado está realmente ouvindo nossos anseios e dificuldades. Acredito que este seja o primeiro passo para o incentivo ao turismo e à cultura em Mangaratiba", disse.
A presidente da Fundação aproveitou para anunciar os três projetos que serão encaminhados para a Secretaria do Estado de Cultura: Rancho Cultural no Rubião, Caminhão da Cultura e a reativação da Fábrica de Banana, transformando-a em Escola Fábrica. Caso sejam aprovados, os projetos serão realizados com os recursos da prefeitura e do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Cultural dos Municípios do Estado do Rio de Janeiro (PADEC). Pelo critério de distribuição Mangaratiba receberá 110 mil.
Durante a reunião Zeca Barros, coordenador do Plano Estadual de Cultura, apresentou o processo de construção do Plano, que teve inicio no ano passado, e que já contou com oito visitas regionais. Segundo ele, essas visitas já proporcionaram resultados satisfatórios. "O PADEC vai repassar R$15 milhões aos municípios ainda este ano. O dinheiro será usado em projetos na área da cultura",explicou o coordenador.
Fonte: Jornal A VOZ
Nenhum comentário:
Postar um comentário